O Fenômeno de Koebner, também chamado de resposta isomórfica, é um dos problemas mais conhecidos da dermatologia. Ele aparece quando um paciente diagnosticado com doenças de pele crônicas sofrem um trauma em uma região de pele sadia. Então a doença passa a se manifestar nesse lugar. Isso acontece com a psoríase e também com vitiligo (caracterizada pela perda de pigmentação da pele) ou líquen plano (enfermidade inflamatória que afeta as mucosas).

Psoríase e o Fenômeno de Koebner

Em 1982, o médico alemão Henrich Koebner observou o surgimento de lesões de psoríase em pacientes que apresentavam inflamações devido à coceira, mordidas de animais ou mesmo tatuagens.

Qualquer coisa que cause alguma lesão na pele pode ser um fator desencadeador do Fenômeno de Koebner, como por exemplo queimaduras, o uso de lâminas para barbear, mordidas de animais, cera depilatória, uma dermatite constante em um mesmo local, tratamentos à laser e cirurgias.  Até mesmo o uso constante de joias, relógios, óculos e pente podem levar ao aparecimento das lesões.

Leia mais: Quem tem psoríase pode ser doador de sangue?

Foi graças ao Fenômeno de Koebner que os médicos conseguiram explicar porque cotovelos, joelhos e couro cabeludo são os principais locais atingidos pela psoríase. Essas áreas são as mais suscetíveis ao atrito do cotidiano; os cotovelos por ser onde nos apoiamos o tempo todo; os joelhos por estarem em atrito constante com as roupas; e o couro cabeludo por estar em contato direto com pentes e escovas.

Geralmente, os sintomas da psoríase surgem logo após a lesão na pele, porém já foram identificados casos em que eles levaram até anos para aparecerem no local.

Quem possui alguma dessas doenças de pele deve tomar algumas precauções. Primeiramente, evitar traumas e lesões na pele. É preciso tomar cuidado com unhas em mantê-las sempre curtas para evitar arranhões. Atenção também ao tempo de exposição ao sol para não exagerar e ao uso de produtos químicos que possam causar alergias. É recomendável que se evite tratamentos à laser que sejam apenas estéticos.