Como já dissemos aqui no blog antes, foi comprovado cientificamente que o vinho faz muito bem para a saúde. Mas muita gente deixa de consumir a bebida durante o verão por achar que o vinho não combina com altas temperaturas. Para desmistificar isso, convidamos o Clube dos Vinhos, um clube de vinhos por assinatura, para nos dar dicas de como consumir a bebida no verão. Vamos a elas!

os-melhores-vinhos-para-o-verao

 

A importância dos brancos

Quando falamos de vinhos de verão, naturalmente nos vem a cabeça variedades de vinhos refrescantes, e neste quesito, fica praticamente impossível não se voltar para os vinhos brancos.

Os vinhos mais claros, que são chamados popularmente de vinhos brancos são, em sua grande maioria, vinhos feitos usando variedades de uvas brancas, sendo que em alguns casos, também podem ser fruto de uvas tintas que simplesmente não têm suas cascas maceradas.

vinho-branco-boa-pedida-no-verao

Como resultado, temos variedades de vinhos interessantes que podem ser servidos em dias mais quentes, sendo ideais, em grande parte, para harmonizar com carnes brancas e frutos do mar, entre outras coisas.

Há também os espumantes, que quando o assunto é escolher vinhos para verão, sempre marcam presença, já que são sempre servidos gelados, sendo considerados por muitos como os vinhos mais refrescantes de todos.

 

Os rosés não podem ser esquecidos

Outras excelentes opções de vinhos para verão, que podem ser indicados para quem simplesmente não consegue deixar de apreciar um bom vinho, mesmo durante a época mais quente do ano, são os vinhos rosés.

Estes vinhos nada mais são do que variedades de vinhos produzidos a partir de uvas tintas, mas com um processo que resulta em uma bebida que remete ao sabor dos vinhos tintos mais encorpados, mas que tem menor presença de taninos.

Sua cor é mais clara, o que explica o seu nome, e ele é muito indicado para acompanhar uma grande variedade de pratos, o que faz deles uma opção que não pode faltar na hora de se escolher vinhos de verão para levar à mesa durante dias e noites mais quentes.

Uma opção mais delicada

E há também, para quem deseja ter na mesa um vinho refrescante e delicado, perfeito para quem deseja ter sabor diferenciado mesmo no verão, a opção dos vinhos tintos leves.

Vinhos tintos da região do Beaujolais, ao sul da Borgonha, na França, ou do norte da Itália, no Friuli costumam ter características de boa acidez e taninos delicados. Seu corpo médio e teor alcoólico moderado, em torno de 13 graus, os tornam ótimas opções para acompanhar a comida típica do verão.

Estes vinhos são ótimos para dias ensolarados, podendo ser perfeitos para um almoço que tenha um frango assado ou uma deliciosa macarronada de domingo, já que têm ótimo sabor e trazem a vantagem de ser servido mais fresco, o que aumenta a adequação ao verão.

 

Sobre o Clube dos Vinhos:

É um Clube de Vinhos por assinatura, no qual você recebe mensalmente vinhos em sua casa. Os vinhos são de pequenas produções ao redor do mundo, autênticos e cheios de caráter. Além de receber os vinhos em casa, escolhidos cuidadosamente pelos nossos sommeliers, você terá acesso à revista, descontos especiais em nosso e-commerce quando quiser comprar outros vinhos, dicas de harmonização de vinhos com pratos especiais e muitas novidades!