A acupuntura é o principal tratamento utilizado na medicina tradicional chinesa e também pode ser aplicada para o tratamento da psoríase. Muitos pacientes optam por esse caminho antes de experimentar os medicamentos tradicionais, como cremes, pomadas e até remédios via oral.

Os beneficios da acupuntura no tratamento da psoríase

A acupuntura no tratamento da psoríase trata as alterações no fluxo de energia no corpo do paciente.

As agulhas inseridas em pontos específicos do corpo ajudam a reequilibrar a energia do corpo e, assim, faz regredir as doenças que tenham se manifestado. Mesmo a medicina chinesa entende que a psoríase é uma doença que não tem cura, mas os profissionais especializados em acupuntura acreditam que o tratamento é capaz de levar à eliminação total dos sintomas. No entanto, as infecções na pele causadas pela psoríase podem voltar a se manifestar com o tempo. É assim também o tratamento orientado pela medicina ocidental, com medicamentos.

O mais importante é que a acupuntura é uma terapia que também busca o equilíbrio emocional do paciente. O estresse é um dos principais fatores que desencadeiam crises nos pacientes de psoríase, por isso é importante manter as emoções sob controle. Além disso, os sintomas da doença, pelo seu aspecto físico, podem levar a um grau de nervosismo, ansiedade e até depressão, que são tratados também pela acupuntura.

Leia também: Benefícios da ioga para controlar a psoríase

A medicina tradicional chinesa propõe que doenças que se manifestam na pele estão ligadas ao pulmão e também aos sentimentos. Acredita-se que a tristeza é um sentimento que pode provocar o surgimento dos sintomas.

O paciente que optar pelo tratamento com acupuntura deve pesquisar com cuidado as clínicas mais renomadas para fazer o tratamento. Observe as condições de higiene do local e se as agulhas utilizadas pelo profissional são descartáveis. O ideal é que o paciente tenha o seu próprio jogo de agulhas.

Saiba mais: Cuidados ao escolher cremes hidratantes para pacientes com psoríase

O tratamento pode assustar os pacientes que nunca experimentaram esta terapia. Porém, não há motivo para ter medo. As agulhas são bem fininhas e inseridas na região cutânea, por isso não costumam doer.

Saiba aqui quais profissionais podem praticar a acupuntura no Brasil, segundo o Conselho Brasileiro de Acupuntura.