psoríase-pustulosaA psoríase pustulosa é uma das formas mais raras da psoríase e exige mais cuidados do paciente diagnosticado com essa forma da doença. A sua principal característica é a formação de pus nas lesões da pele, principalmente nas mãos e nos pés.

A primeira recomendação para quem apresenta esse sintoma é procurar imediatamente o médico dermatologista para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível e não haja riscos para o paciente. A psoríase não tem cura, mas existem tratamentos disponíveis que ajudam a controlar os seus sintomas.

Existem alguns fatores que podem desencadear a psoríase pustulosa. Pesquisas indicam que um deles é a doença de Crohn, uma doença inflamatória do sistema intestinal, cujos principais sintomas são febre, cólicas e diarréia. Assim como a psoríase, a doença de Chron é provocada pelo sistema imunológico. Ou seja, o sistema de defesa do organismo agride o aparelho intestinal e o paciente acaba desenvolvendo a doença de Crohn. Pesquisadores acreditam que o surgimento da psoríase pustulosa em sua forma aguda pode estar associada com a doença de Chron.

Outros fatores também podem desencadear a psoríase pustulosa, como o tabagismo. Isso porque o cigarro estressa o sistema de defesa do nosso corpo e leva a uma crise em pacientes que têm psoríase.

Por isso, é importante manter uma vida saudável e livre de estresse. Independente de estar ou não com os sintomas da psoríase ativos, os pacientes devem evitar o fumo e buscar sempre uma boa alimentação. É importante investir em alimentos naturais em vez de industrializados e enlatados. Exercícios físicos também ajudam a controlar o estresse.

Não se sabe ainda as causas exatas da psoríase, mas a doença pode surgir por uma combinação de problemas no sistema imunológico e pelo meio ambiente. Também existe uma indicação genética, ou seja, de pessoas da mesma família que são diagnosticadas.

O importante é que a psoríase não é contagiosa, mesmo a psoríase pustulosa, pois as lesões e o pus não têm germes nem outra característica que possa causar contaminação em outras pessoas.