Pacientes diagnosticados com psoríase podem sofrer uma complicação, que é o aparecimento de uma inflamação nas articulações no corpo. Ou seja, a doença que se manifesta na pele evolui para uma artrite. Isso é chamado de psoríase  artropática, também conhecida como artrite psoriática.

Psoríase artropática

Na maioria dos casos, os sinais da psoríase artropática aparecem até uma década após o surgimento dos primeiros sintomas da psoríase na pele. É muito raro a psoríase artropática atacar sem que o paciente tenha visto antes os sintomas na pele, mas existem casos registrados.

Os sintomas são parecidos com os da artrite reumática: dores nas extremidades, como pontas dos dedos das mãos e dos pés. Dores nas articulações como joelhos e cotovelos. Dores na coluna lombar ou cervical, pescoço e nas nádegas.

É comum aparecerem sintomas da psoríase ungueal em quem sofre de psoríase artropática. Isso significa que surgem as lesões típicas da psoríase nas unhas, como descamação e placas esbranquiçadas. As unhas também ficam enfraquecidas e podem até cair. Os sinais nas unhas são uma das indicações de que o paciente tem psoríase artropática e não artrite reumática.

Saiba mais: O que é psoríase ungueal?

tratamento para psoríase artropática é feito com anti-inflamatórios para controlar a inflamação nas articulações. O médico também poderá receitar corticoides por um curto período de tempo, já que existem efeitos colaterais. Em alguns casos, também é recomendado fazer fisioterapia.

Para aliviar a dor nas articulações, outros tratamentos sem medicamentos podem ser indicados como forma de terapia complementar, como a acupuntura. Controlar o peso do corpo também ajuda, uma vez que quanto mais pesado estiver o paciente, mais pressão as articulações vão sofrer.

Além disso, para qualquer caso de psoríase, é importante evitar o estresse. Esse é um dos fatores que desencadeiam as crises. Uma alimentação saudável e balanceada ajuda a fortalecer o sistema imunológico, assim como a prática regular de exercícios físicos. Para os pacientes com dores nas articulações, os exercícios devem ser feitos com acompanhamento de um profissional especializado. Em geral, recomenda-se exercícios na água para aliviar o impacto.

Leia também: Benefícios da ioga para controlar a psoríase