Um novo tratamento para combater a psoríase nas unhas está em fase de testes em uma pesquisa desenvolvida por pesquisadores gregos e suíços. O medicamento funciona à base de vitamina D e mostrou grande eficácia em um grupo de 80 pacientes que passou pelos primeiros testes.

Segundo a instituição de pesquisa norte-americana “National Psoriasis Foundation”, 55% das pessoas que têm psoríase apresentam os sintomas também nas unhas. Essa região é uma das mais difíceis de tratar. Os sintomas mais comuns são esfarelamento das unhas, que também ficam esbranquiçadas e espessas. Quase sempre as cutículas, a pele no entorno e embaixo das unhas também são afetadas pela inflamação causada pela psoríase.

Novo tratamento para psoríase nas unhas está em testes

O que animou os pesquisadores nos testes com a nova droga foi a melhora dos sintomas da doença na pele ao redor das unhas e nas cutículas. Enquanto ainda está em testes, o remédio se chama “calcipotrieno”. Após aprovado em todas as fases de pesquisa e pelos órgãos reguladores de medicamentos, deve receber um novo nome comercial dos laboratórios que irão produzi-lo.

Mesmo tendo resultados localizados, o calcipotrieno apresentou melhores respostas que uma outra droga testada ao mesmo tempo, à base de esteroides, chamada de ciclosporino.

Leia também: Novo tratamento para psoríase está disponível nos Estados Unidos

Os pacientes que participaram da fase II de testes dos medicamentos para psoríase nas unhas foram divididos em 3 grupos. Um grupo recebeu o remédio à base de vitamina D, outro recebeu o remédio à base de esteroides, e o terceiro grupo recebeu um placebo. Todos usaram o medicamento por seis meses, uma vez ao dia. Assim, foi possível determinar a eficácia de cada um e compará-los.

Diante dos bons resultados mostrados pelo calcipotrieno, este remédio irá avançar para a fase 3 de testes e poderá em breve ser uma opção de tratamento. Outra boa notícia é que os pacientes testados não tiveram efeitos colaterais relevantes com o uso do medicamento.