a_cor_a_seu_favorSe você preza pelo seu bem estar e sossego acima de tudo e, como nós, acredita que para ter qualidade de vida é preciso pensar em todos os fatores que interferem no nosso humor no dia a dia, aqui temos uma dica valiosa para você. Pois saiba que a cor que escolhemos para as paredes do nosso quarto influencia na qualidade do nosso sono e, consequentemente, no humor que acordamos todos os dias!

As paredes são capazes de mudar a forma como nos sentimos em um ambiente. As cores influenciam no nosso humor, estado de espírito e concentração, além de estimular sensações como o prazer, sono, e até a fome! Os quartos, por exemplo, são ambientes de descanso e relaxamento, por isso pedem cores mais relaxantes, suaves e tons pastel. O branco é a opção mais tradicional, mas pode ser misturado a cores leves. As paredes claras facilitam a combinação com outras cores e ressaltam os objetos de decoração de ambientes.

Por isso, não podemos escolher a palheta de cores do nosso quarto apenas em função da decoração. É preciso levar em consideração nossas cores favoritas, o tamanho do quarto (pois ninguém se sente confortável de dormir em um cômodo de aparência claustrofóbica), e nos efeitos das cores no nosso humor.

Por exemplo, cores primárias, como azul, vermelho e amarelo claros, ressaltam decisões ousadas e fortes em ambientes vivos, e portanto são boas escolhas para quartos de criança ou sala de visitas. Já cores de outono, como laranja, verde, azul e violeta, em tons suaves, dão ao ambiente uma sensação de calma e relaxamento, e são ideais para quartos ou bibliotecas. Cores neutras, por outro lado, como tonalidades de branco, bege e cinza são as melhores para ligar um ambiente a outro.

Se você sofre de insônia, nada de cores vibrantes ou tristes. Aposte em tons frios, como azul, pois tem efeito relaxante e calmante, e também são perfeitos para quartos de bebês. O verde, por sua vez, ajuda no equilíbrio e tem propriedades anti-estresse, e pode ser a escolha certa para quem tem dias muito atribulados corriqueiramente.

A escolha da cor pode ser um desafio ainda maior quando se trata de casais que não querem um quarto muito feminino ou muito masculino. Neste caso, tons pastéis são a melhor opção, já que não causam explosões de humor e trazem tranquilidade.

A melhor dica é pesquisar combinações de cores que não anulem umas as outras, e sim, complemente. E apostar em cobertores estampados, cabeceiras modernas, almofadas neutras e tapetes felpudos para dar vida e aconchego ao seu cômodo preferido da casa.