Grupo de deputados e senadores pretende discutir maneiras de aperfeiçoar a legislação para melhorar a vida dos pacientes e políticas públicas que busquem a melhoria do atendimento.

 

Foi instalada na última quinta-feira, 19 de outubro, na Câmara dos Deputados, em Brasília, a Frente Parlamentar Mista pela causa da Psoríase e Artrite Psoriásica.

A Frente Parlamentar visa fomentar discussões que levem ao aperfeiçoamento da legislação afim de melhorar a vida dos pacientes diagnosticados com a doença, assim como estimular a implementação de políticas públicas nacionais que busquem a melhoria do atendimento de acesso ao diagnóstico, tanto no SUS quanto em convênios particulares.

A iniciativa foi liderada pela Associação Nacional de Pacientes com Psoríase (Psoríase Brasil), e contou com a parceria da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD – e o apoio de diversos deputados e senadores que atuam na área da saúde.

A Frente Parlamentar terá como presidente o Deputado Dr. Sinval Malheiros, como vice-presidente a Deputada e o Senador Álvaro Dias, e como Secretário-Geral o Deputado Doutor Jorge Silva.

O cerimonial é uma das atividades da Campanha Nacional pelo Dia Mundial da Psoríase 2017, celebrado internacionalmente pela OMS no dia 29 de outubro, e que foi estabelecido para fomentar a conscientização da população mundial em relação à doença. Na ocasião, a Psoríase Brasil fez uma ação de sensibilização do público e dos parlamentares presentes.

A psoríase é uma doença crônica da pele, sistêmica, genética, não contagiosa, que geralmente se manifesta através de feriadas nos cotovelos, unhas, mãos, pés e couro cabeludo, podendo atingir todo o corpo. Pessoas com psoríase têm mais chance de desenvolver artrite psoriásica, condição que pode causar mutilações e desfigurações.

Além disso, os pacientes com psoríase tendem a estar mais expostos ao aparecimento de outras doenças crônicas graves como Diabetes, Doença de Crohn, doenças cardiovasculares, obesidade e depressão.

Esse complexo quadro somado ao fato de que 5% da população mundial é afetada pela doença fizeram a OMS classificá-la como um problema de saúde pública. No Brasil, cerca de 5 milhões de pessoas têm psoríase.

A Frente Parlamentar é um passo muito importante na luta pela melhora na qualidade de vida dos pacientes com psoríase, que agora terão um espaço de representatividade no governo para a discussão de políticas públicas que realmente estimulem ações de conscientização, diagnóstico e tratamento. Porém, cabe aos pacientes acompanhar o que é discutido na Frente Parlamentar, para conhecer todos os avanços que o poder público tem feito nesse sentido.