fique-atento-aos-varios-tipos-de-psoriaseA psoríase é uma doença inflamatória da pele que costuma se caracterizar pelo aparecimento de manchas em algumas partes do corpo, principalmente couro cabeludo, cotovelo e joelho. Apesar dessas características básicas comuns, a doença pode se manifestar de várias maneiras diferentes, sendo classificada em diversos tipos:

Psoríase vulgar: é o tipo mais comum, em que lesões avermelhadas e com escamas secas, costumam ser acompanhadas de coceira e aparecem em várias partes do corpo. Quando atinge o couro cabeludo, pode ser confundido com a caspa.

Psoríase ungueal: pode atingir tanto os dedos das mãos quanto dos pés, fazendo com que as unhas fiquem anormalmente mais grossas, percam a cor e descamem.

Psoríase gutata: caracteriza-se pelo aparecimento de pequenas feridas em forma de gota e cobertas por uma escama fina. Mais comuns entre pessoas de menos de 30 anos.

Psoríase invertida: manchas inflamadas e vermelhas que atinge principalmente áreas úmidas, como axilas e virilhas.

Psoríase pustulosa: pode ser identificada pelo aparecimento de manchas em todas as partes do corpo que rapidamente se transformam em bolhas cheias de pus. É um tipo raro da doença e pode causar febre, calafrios e fadiga.

Psoríase eritodérmica: É um tipo pouco comum e  pode ser desencadeada por queimaduras graves ou por outro tipo de psoríase mal controlada. Caracteriza-se pela ocorrência de manchas vermelhas que podem coçar ou arder intensamente.

Psoríase artropática: além das inflamações na pele, esse tipo causa fortes dores nas articulações. Pode estar associada a qualquer outro tipo de psoríase.

Todos os tipos de psoríase descritos acima têm em comum o fato de não serem contagiosas. Além disso, mesmo os casos aparentemente mais simples precisam ser tratados adequadamente, já que todos eles podem acabar se desenvolvendo para tipos mais graves da doença caso não ocorra o devido cuidado médico.