Fique Atento aos Primeiros Sintomas da PsoríaseA psoríase é um distúrbio do sistema imunológico que pode ocorrer nos mais diversos pacientes, independente de sexo, idade ou qualquer outra característica. É uma doença crônica, ou seja, que não tem cura, mas que pode se manifestar de várias formas diferentes – por isso é importante estar atento aos seus sintomas para que o tratamento adequado seja feito.

Entre os sintomas da psoríase estão a coceira, a descamação da pele e o surgimento de placas ou manchas vermelhas em diferentes partes do corpo. Esses problemas, porém, não se manifestam com a mesma periodicidade ou com a mesma intensidade. Ou seja, a mesma pessoa pode, ao longo do tempo, sofrer com sintomas mais ou menos intensos.

Pesquisas mostram que fatores como o stress podem intensificar os sintomas e levar a crises mais agudas de psoríase. Ao mesmo tempo, sintomas mais amenos podem erroneamente levar um portador da doença a adiar uma consulta ao médico ou minimizar o problema, confundindo a psoríase com caspa, reações alérgicas ou outros distúrbios.

Alguns cuidados podem ajudar a aliviar os sintomas da psoríase. As coceiras, por exemplo, podem ser cuidadas por meio de aplicações de compressas geladas nas regiões do corpo afetadas, pois isso diminui a vontade de coçar. Um creme hidratante também é um bom aliado, especialmente em partes mais secas do corpo como cotovelos e joelhos, pois pele ressecada também dificulta a regeneração das lesões.

Por mais úteis que esses pequenos truques sejam, a consulta a um dermatologista é fundamental para que a psoríase seja identificada e tratada de forma adequada. Por isso, é importante consultar um especialista o mais rapidamente possível, mesmo que os sintomas observados pareçam leves e até inofensivos. Quanto antes o tratamento for iniciado, maiores são as chances de manter a doença sob controle e evitar que o problema se agrave.