Exercícios físicos ajudam a controlar sintomas da psoríaseAs atividades físicas são um grande aliado no tratamento da psoríase. A prática de exercícios ajuda a aliviar as tensões e estresses do dia a dia, contribui para a saúde em geral, a autoestima e o bem-estar e ajuda a manter a nossa disposição. Todos esses fatores combinados influenciam no controle da doença. Quanto menos afetado pelo estresse e com a saúde em ordem, mais fácil será reduzir a intensidade dos sintomas, como as lesões no corpo.

Os diversos tratamentos indicados para a psoríase têm a finalidade de controlar os sintomas da doença, dando maior conforto e qualidade de vida ao paciente. Isso porque se trata de um processo autoimune e que não tem cura, o que não impede os pacientes diagnosticados de levarem uma vida normal e conviver socialmente.

Ainda não existem medidas que possam ser tomadas para prevenir o aparecimento das lesões na pele, mas além dos tratamentos, alguns cuidados podem contribuir para manter a qualidade de vida dos pacientes. O hábito de exercitar-se é um deles.

A prática de esportes traz benefícios não só para o corpo, mas também à saúde mental. Exercícios combinados a uma dieta saudável, tempo de sono,  descanso adequado e uma vida social ativa são uma ótima forma de fortalecer o sistema imunológico e manter o estresse bem longe. Uma informação importante é que o estresse pode agravar o quadro de psoríase.

O excesso de gordura corporal é outro fator que pode piorar as lesões da psoríase. Logo, estar acima do peso favorece a formação das placas, que passam a atingir áreas com mais dobras, dando início a outras infecções e dificultando a cicatrização. Praticar exercícios físicos com frequência ajuda a emagrecer de forma mais saudável e manter o peso em equilíbrio.

Não fique parado! Converse com seu médico, faça uma avaliação e veja qual atividade é a mais adequada para você. As atividades físicas o farão sentir-se mais disposto e a rotina com a doença e seus sintomas se tornará menos incômoda.