A ceia de Natal é recheada de pratos pesados e gordurosos, regados a vinho, espumantes e cerveja. Por mais deliciosa que a combinação seja, representa um risco para os pacientes que têm psoríase. A alimentação é um dos fatores responsáveis por detonar as crises, que causam manchas escamosas na pele, nas unhas e no couro cabeludo.

Leia também: Como controlar os sintomas da psoríase através da alimentação

Para se manter saudável nas festas de fim de ano, a dica é fazer uma ceia mais leve. É possível combinar pratos deliciosos, saudáveis e com pouca gordura. Veja a receita de uma ceia completa para o Natal:

 

Entrada

Sirva um prato de nozes, castanhas e frutas secas. Para acompanhar, pão italiano com um pouco de azeite temperado com sal marinho e alecrim e uma pasta de soja misturada com manjericão, tomates secos ou azeitonas. Castanhas portuguesas cozidas na água com sal fazem muito sucesso e são bastante saudáveis!

 

Prato principal

Troque o peru e o tender por um prato de bacalhau neste Natal.

Uma receita fácil e muito saborosa.

  • Compre bacalhau em postas e dessalgue na véspera, trocando a água a cada seis horas.
  • Cozinhe o bacalhau e batatas cortadas em leite. Isso dá mais sabor ao prato e deixa o peixe incrivelmente macio. Retire o bacalhau depois de cinco minutos e deixe as batatas na panela até ficarem cozidas.
  • Grelhe o bacalhau em uma frigideira bem quente com um fio de azeite e reserve. Na mesma frigideira, grelhe pimentões vermelhos cortados em fatias grossas e cebolas, também em rodelas grossas até ficarem macios.
  • Cozinhe em água uma verdura, pode ser brócolis ou couve (nesse caso, dê uma leve escaldada na folha inteira).
  • Monte o bacalhau em uma travessa. Coloque as batatas ao fundo, as postas de bacalhau no meio e cubra com pimentão, cebolas e a verdura. Pode acrescentar pedaços de ovo cozido e azeitonas pretas.
  • Regue abundantemente com um tempero feito de três partes de azeite, uma parte de vinagre de vinho tinto, pimenta do reino e salsinha picada bem fina. Prove o bacalhau antes de montar o prato. Se achar necessário, acrescente sal ao tempero.
  • Leve ao forno por 20 minutos antes de servir, para esquentar. Como esse prato, como vai ao forno ao final, pode ser preparado com antecedência, até mesmo na véspera.
  • Sirva com arroz branco e salada.

Sobremesa

Monte uma mesa de frutas frescas e opte por uma sobremesa mais leve, como a sobremesa de abacaxi abaixo:

Corte um abacaxi em cubos, sem o miolo, e cozinhe na panela com um pouco de açúcar e água. Em uma travessa, faça um pacote de gelatina de abacaxi conforme as instruções da embalagem. Junte uma lata de creme de leite e o abacaxi caramelizado e leve à geladeira por quatro horas. Essa receita também pode ser diet, substituindo o açúcar por adoçante e usando gelatina diet.

Crie uma linda decoração para a sua mesa de Natal, com um toalha vermelha ou decorada, velas, flores e até arranjos de mesa natalinos e boas festas!