Pacientes com psoríase devem estar atentos ao surgimento de dores nas costas e nas articulações, como joelhos e cotovelos, inchaços nas mãos ou dificuldade de locomoção. Esses podem ser sintomas da artrite psoriática.

Dor nas articulações Pode ser artrite psoriática!

É uma doença imunológica que causa inflamação nas articulações, músculos e tendões. Ela está diretamente ligada à psoríase, portanto os pacientes com artrite psoriática também têm psoríase, mesmo que ainda não tenham sido diagnosticados. Esses são os casos mais difíceis de detectar, pois o médico reumatologista pode diagnosticar como uma artrose comum.

Caso o paciente comece a sentir dores e dificuldade de realizar alguns movimentos, ele deve pesquisar se existem casos de psoríase na família. Essa informação é muito importante e o paciente não pode deixar de avisar o médico. A psoríase tem alto componente genético. Cerca de 40% dos pacientes têm parentes com a mesma doença.

O dignóstico precoce da artrite psoritática é fundamental, pois a evolução da doença pode trazer danos permanentes às articulações. A doença pode ser tratada tanto pelo reumatologista ou pelo dermatologista, mas o ideal é que o acompanhamento seja feito por ambos os especialistas.

Saiba também: O que é artrite psoriática?

Mesmo que os sintomas na pele não tenham se manifestado, o paciente com artrite psoriática tem grandes chances de ter em algum momento as escamações e vermelhidão típicas da psoríase. Os sintomas podem surgir na pele, nas unhas ou no couro cabeludo. Enquanto todos os pacientes de artrite psoriática são portadores de psoríase, apenas cerca de 10% dos pacientes com psoríase têm os sintomas da doença nas juntas e articulações.

O tratamento para a artrite psoriática inicialmente é feito com anti-inflamatórios e fisioterapia. Em casos mais avançados, em que alguma articulação tenha sido destruída, o reumatologista pode indicar a cirurgia. A intervenção cirúrgica não cura a doença, mas tem o objetivo de reparar as articulações, reduzir a dor e devolver os movimentos ao paciente.