A dieta paleolítica está na moda. Mais do que um método de emagrecimento, é uma mudança de estilo de vida ao propor que as pessoas comam apenas os alimentos que eram ingeridos pelos nossos ancestrais. Mas os pacientes da psoríase podem aderir a essa tendência?

Não existe nenhuma restrição a essa dieta para as pessoas em tratamento de psoríase. A proposta é comer peixes, carnes de caça e muitos vegetais, frutas e cereais. Ao mesmo tempo, nada de açúcar e alimentos industrializados. Ou seja, é uma dieta bastante saudável.

Diferentemente de outras dietas da moda, a paleolítica não impõe restrição a nenhum alimento importante ao bom funcionamento do organismo. As pessoas que seguem essa nova tendência consomem proteínas, carboidratos, vitaminas, cálcio e tudo o que o corpo precisa.

Já dietas restritivas não devem ser seguidas. Por exemplo, a dieta da proteína recomenda eliminar carboidratos, o que é muito nocivo à saúde. Quem segue essa dieta fica sem energia e pode ter riscos sérios por variações perigosas do nível de açúcar no sangue.

Leia também: O uso do vinagre de maçã no tratamento da psoríase

Apesar de ser completa, existe um fator negativo na dieta paleolítica. Não é fácil abrir mão de açúcar e alimentos industrializados, pois nos deparamos com eles em todo lugar. Se privar de uma lista tão grande de alimentos pode causar estresse e irritação.

Evitar o estresse é um dos mantras dos pacientes de psoríase. Afinal, o estresse é um dos causadores das crises de psoríase, que provoca o surgimento de inflamações e escamações na pele. Portanto, antes de optar pela dieta paleolítica, pense bem se não será um sacrifício muito grande.

O importante é manter-se no peso saudável, já que o sobrepeso também é um fator que leva à piora da psoríase. Mas não é preciso fazer nenhuma dieta da moda, nem um regime muito restritivo.

A fórmula mágica da dieta, na verdade, é a reeducação alimentar. As dicas para uma dieta saudável são simples, como comer em intervalos curtos, optar por cereais integrais e alimentos ricos em fibras, evitar alimentos gordurosos e manter-se bem hidratado.

https://youtu.be/OoZk5cYD5mM