A maquiagem pode ser uma grande aliada para disfarçar as placas na pele causadas pela psoríase, desde que usadas de forma correta, sem exagero e com os produtos certos. Confira aqui algumas dicas sobre o que pode ser usado e o que evitar.

Dicas de maquiagem para quem tem psoríase

É importante sempre consultar o dermatologista sobre o que usar. Produtos sem cheiro, hipoalergênicos e para peles sensíveis são os mais recomendados. Faça uma seleção de marcas e pergunte ao dermatologista antes de comprar os itens.

No passo a passo da maquiagem, é bom começar com a limpeza da pele e uma camada fina de hidratante. Maquiagens ressecam a pele, o que pode piorar as crises de psoríase. Tenha em casa também o removedor de maquiagem recomendado pelo médico. Alguns demaquilantes em óleo ajudam a manter a hidratação.

Simplicidade é a palavra-chave para fazer uma maquiagem que disfarce as marcas da psoríase. O primer, a base e um pó já são suficientes para esconder as placas. O ideal é começar com uma camada fina de primer, seguido de outra camada de base. Use produtos líquidos ou em cremes finos.

Leia também: 5 cuidados para evitar as crises de psoríase no inverno

Acrescente outras camadas de base, aos poucos, até cobrir as placas. Mas tome cuidado para não exagerar. Uma quantidade muito grande de maquiagem pode chamar a atenção para aquilo que você quer disfarçar. O pó vem por último, para tirar o brilho da pele se for necessário e uniformizar as camadas anteriores.

Nas machas mais escuras, pode ser usado corretivo um tom mais claro que a pele. Eles ajudam a nivelar a cor e disfarçar.

Evite produtos com texturas, como glitter, brilhos e sombras metalizadas. Eles causam irritação e podem piorar as crise de psoríase.

Uma dica para as mulheres é destacar as áreas não afetadas, o que ajuda a disfarçar ainda mais as manchas. Por exemplo, se as placas da psoríase estiverem na testa ou na linha do couro cabeludo, use um batom mais escuro, que atrai o olhar das pessoas para a boca. Se a psoríase for na área do pescoço, use sombras mais escuras para atrair a atenção para os olhos.

Uma última dica, que é faz parte do básico de maquiagem, é sempre levar na bolsa um kit para retoques enquanto estiver fora.