Pacientes que sofrem com a psoríase devem tomar cuidados extras com a pele para evitar a piora das inflamações e escamações causadas pela doença. A dica mais importante é sempre utilizar produtos que não causam irritação, de preferência indicados pelo médico.

Consulte sempre o dermatologista sobre quais são as melhores marcas de sabonetes, cremes hidratantes e protetores solares. Peça diferentes opções de preço e lembre-se de perguntar quais são os produtos proibidos e princípios ativos a serem evitados.

Dicas de cuidados com a pele para quem tem psoríase

Para manter a pele saudável, é importante sempre hidratá-la. Esta é a regra de ouro para pacientes com psoríase, principalmente no inverno quando o tempo mais seco tende a deixá-la ressecada e quebradiça. O ressecamento deixa a pele vulnerável a inflamações e ao aparecimento dos sintomas.

Usar o sabonete adequado também ajuda. Ao mesmo tempo que manter a pele limpa é importante, os pacientes devem estar atentos a produtos que ressecam e tiram em excesso a oleosidade da pele. Para quem tem psoríase é importante preservar o equilíbrio e a oleosidade natural do corpo. Uma opção interessante são os sabonetes que contém hidratante, em barra para o corpo e líquido para o rosto.

Leia também: 5 Cuidados para quem tem psoríase no rosto

Evite sempre usar produtos com cheiros, cores e outras essências artificiais adicionadas. Elas podem causar irritação e alergia e provocar também o surgimento dos sintomas da psoríase.

Por fim, não se esqueça do protetor solar. Algumas marcas possuem hidratantes e são de textura leve. Evite os protetores muito grossos, que podem provocar oleosidade em excesso e entupir os poros. É recomendável que os pacientes tomem banhos de sol de 15 minutos sem protetor solar antes das 10h da manhã e após as 16h. Os raios solares ajudam a controlar os sintomas e reduzir as escamas. No entanto, no restante do dia, na praia ou na piscina, é importante manter o filtro solar em quantidade abundante e reaplicar a cada duas horas se estiver em ambiente aberto.