A psoríase no couro cabeludo é uma das formas mais comuns da doença e requer alguns cuidados especiais. O paciente deve estar sempre atento aos xampus e condicionadores que vai usar nos cabelos. É importante sempre perguntar ao dermatologista quais produtos e marcas são as mais indicadas e quais devem ser evitadas.

É fácil identificar a psoríase no couro cabeludo. Seus sintomas mais comuns são placas brancas ou avermelhadas, com escamações na pele que podem parecer caspa. Muitas vezes, as placas surgem também na testa e na linha do cabelo.

O dermatologista irá indicar xampus específicos que tratam a psoríase, com alcatrão e ácido salicílico. Essas substâncias ajudam a controlar a coceira e a reduzir as placas. Condicionadores podem ser usados normalmente e até são recomendados pois ajudam a hidratar o couro cabeludo e a reduzir as escamas.

oleos-naturaisÓleos naturais podem ser aplicados à noite ou um pouco antes do banho. Eles ajudam a soltar as escamas dos fios e a hidratar a pele. Mas é bom lavar os cabelos para retirar o óleo no banho porque eles deixam os fios com aspecto de sujos. Os pacientes não devem usar xampus para caspa pois isso não vai ajudar a acabar com a escamação do couro cabeludo.

Leia também: Óleo de copaíba ajuda a combater sintomas da psoríase?

Após o banho, o ideal é pentear os cabelos com pente de cerdas grossas e de material flexível, como plástico, para não machucar o couro cabeludo. Escovas de cerdas podem ferir a região que já está sensível com as placas.

Leia também: Como o tratamento psicológico pode auxiliar no combate a psoríase

O uso de secador de cabelo não é recomendado. Se for indispensável, use na temperatura mais baixa possível, se possível com o botão de ar frio acionado. O calor intenso do secador pode machucar a pele na região das placas, provocar ardência e piorar a inflamação.

O banho quente também deve ser evitado. O ideal é tomar banho morno a frio, principalmente quando lavar os cabelos. Após o banho, use uma toalha macia para secar os cabelos, sem esfregar. Faça apenas leves compressões para retirar o excesso de água dos fios.