pilates-esporte-atividade fisica-exercicio-saúdeHoje em dia existem vários medicamentos que são muito eficazes para amenizar os sintomas da psoríase, logo as pessoas diagnosticadas com a doença não precisam mais sofrer com as consequências desagradáveis trazidas por ela. E a eficácia do tratamento médico pode ser ainda maior se ele for combinado com algumas mudanças no seu estilo de vida, como a prática de exercícios. Alguns deles, como ioga e pilates, são especialmente eficientes na redução do stresss e na busca de uma rotina mais equilibrada.

Existem vários fatores que podem desencadear crises mais agudas de sintomas da psoríase, e iniciativas que levem a uma vida mais saudável e com menos stress podem ajudar a amenizar esse problema.  Mesmo para quem estiver um pouco fora de forma, existem vários esportes e exercícios de baixo impacto que, se praticados da forma correta, podem trazer muitos benefícios para quem já foi diagnosticado com psoríase:

– Ioga: pode ser um importante aliado para quem sofre com a artrite psoriática (também conhecida psoríase artropática), nome dado a um tipo de artrite que atinge especificamente os pacientes de psoríase. Por focar em exercícios de respiração e alongamento, ajuda a aliviar as dores nas juntas.

–  Pilates: traz beneficios semelhantes aos da ioga. Além de alongar e fortalecer os músculos, ajuda a reduzir o stress, um dos principais fatores externos que podem desencadear crises mais fortes de quem tem psoríase

– Caminhadas: apesar de parecer um exercício mais leve, a caminhada ajuda no melhor funcionamento do sistema circularório, é igualmente eficaz no combate ao stress e é uma atividade que pode ser praticada por pessoas de todas as idades, independente do grau de condicionamento físico, desde que tomadas as devidas preocupações, como o uso de roupas adequadas e aplicação de protetor solar, caso a atividade seja feita ao ar livre.

Independente da atividade escolhida, se certifique de começar com exercícios mais leves caso você esteja saindo de um período muito longo de sedentarismo, e consulte seu médico antes para se certificar que o esporte escolhido é o mais apropriado.