Apenas 2% dos pacientes diagnosticados com psoríase têm menos de 2 anos de idade, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Na maioria dos casos, a doença se manifesta na fase adulta, após os 20 anos, mas em raras ocasiões pode se desencadear quando o paciente ainda é bebê.

Como lidar com a psoríase em bebês?

Os sintomas da psoríase aparecem na pele, com placas avermelhadas ou esbranquiçadas. No entanto, é uma doença desencadeada pelo sistema imunológico do paciente. A psoríase normalmente vem depois de algum estresse, infeção, ou outro fator externo, como o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. No caso dos bebês, uma infecção bacteriana pode fazer com que os sintomas apareçam naqueles que já tem pré-disposição para a doença. Pode ser uma infeção de ouvido, garganta, ou até mesmo uma dermatite na região anal da criança.

Leia também: Dicas para combater a coceira causada pela psoríase

A psoríase em bebês, os sintomas da psoríase surgem principalmente na região das fraldas. As infecções na pele são geralmente em formato de placas, mas a escamação provavelmente será menor do que nos adultos. A manifestação da doença nos bebês pode parecer uma dermatite seborreica, com a diferença de que não se formam contornos amarelados nas placas.

Na maioria dos casos, os bebês poderão ser tratados com cremes. A fototerapia também é indicada, como é para os adultos. O jeito mais simples de fazer o tratamento com raios UV é mesmo tomar sol pela manhã e no fim da tarde. Apenas 15 minutos de exposição bastam para ajudar a reduzir a inflamação na pele. Em casos mais graves, pode ser indicada a fototerapia em consultório.

Saiba mais: Sol: amigo ou inimigo de quem tem psoríase?

É importante que, desde o diagnóstico, os pais se informem sobre a doença. Primeiro porque são eles que vão aplicar os medicamentos e devem estar orientados sobre a importância do tratamento ao sol. Além disso, o bebê provavelmente terá por toda a vida os sintomas da psoríase. Por isso, é bom que seja preparado desde cedo a conviver normalmente com a doença.