Isolamento social e depressão são dois grandes riscos para pacientes diagnosticados com psoríase. Por isso, é importante que familiares e amigos procurem ajudar quem precisa de suporte emocional.

Como família e amigos podem ajudar pessoas com psoríase?

Amigos e a família podem primeiro entender a doença. Com isso, ajudam a disseminar as informações corretas para a comunidade e derrubam certos mitos. Por exemplo, podem ensinar às pessoas que a psoríase não é contagiosa. Não existe nenhum motivo para os pacientes evitarem o contato social por causa da doença.

Disseminar informações e combater o preconceito no ambiente de trabalho também é muito importante. Se você trabalha com um paciente diagnosticado com psoríase, ofereça o seu apoio e procure levar as informações corretas para a firma, para que o profissional com psoríase se sinta acolhido e tenha liberdade para trabalhar sem preconceitos ao seu redor.

Leia também: 10 fatos que você precisa saber sobre a psoríase

É muito comum, no entanto, que os pacientes sintam vergonha da aparência das placas avermelhadas e escamas esbranquiçadas que surgem na pele durante as crises. E a iniciativa de isolamento parte do próprio paciente. Nesse momento, é importante que os amigos e familiares ofereçam apoio e estejam presentes.

Mesmo que o paciente insista que não quer ver ninguém, as pessoas que são realmente próximas devem insistir, aparecer para fazer companhia, nem que seja levar um bolo numa tarde de sábado para um gostoso café com uma boa conversa.

Os sinais de depressão podem ser sutis, mas a família e os amigos devem estar atentos a ela. Se perceber que o pacientes apresenta sinais depressivos, é importante procurar ajuda médica, de um psiquiatra. O médico poderá encaminhar o paciente também para a terapia.

Não ter preconceitos é o mais importante, seja em relação ao sinais visíveis da psoríase na pele, seja com as reações emocionais de quem tem a doença. A psoríase não é uma doença fatal, embora seja muito incômoda, mas a depressão pode sim levar à morte. Por isso, é muito importante esse apoio de pessoas próximas.