A prática regular de exercícios ajuda a controlar o nível de estresse, manter a forma física e também a criar um equilíbrio nas funções do organismo. Para qualquer pessoa o exercício físico é importante, mas para os portadores de psoríase ele é fundamental. A ioga é um dos melhores exercícios que os pacientes da psoríase podem praticar. Ela fortalece o tônus muscular e, ao mesmo tempo, ajuda a relaxar.

beneficios-da-ioga-para-controlar-psoriase

A ioga é um grande aliado dos pacientes de psoríase.

Um dos fatores que desencadeia as crises de psoríase é o estresse. É uma doença do sistema imunológico que se manifesta na pele, por placas avermelhadas ou esbranquiçadas, inflamações e escamações. A comunidade científica já identificou que fatores emocionais são grandes responsáveis pelo surgimento desses sintomas e pelo nível de gravidade deles. Por isso, quem já foi diagnosticado com psoríase deve fazer todo o possível para controlar o desgaste emocional do dia-a-dia, além da carga psicológica que envolve a doença.

A ioga, portanto, é um grande aliado dos pacientes de psoríase. É um exercício completo, que movimenta todo o corpo. O mais importante é que existe uma filosofia por trás da ioga. A proposta é equilibrar o corpo e a mente, controlar e canalizar as emoções pelas posições e movimentos. A ioga também ajuda a regular o sono.

Leia também: Os benefícios de beber muita água para pacientes com psoríase

Além disso…

A ioga leva ao equilíbrio de muitas funções importantes do organismo, como o fortalecimento do sistema respiratório, digestivo e vascular. A prática da atividade também fortalece o sistema imunológico, o que é muito importante para os pacientes de psoríase.

No início, a prática de ioga deve ser feita com um professor. Pode ser em uma academia ou ao ar livre, da forma que for mais conveniente e agradável. Depois de algum tempo, o paciente poderá praticar a ioga sem a ajuda de um instrutor, o que vai permitir que faça a atividade em casa ou em uma área verde, o que pode ser ainda mais relaxante.

O importante é que a prática de ioga seja regular, pelo menos duas vezes por semana. Faça do exercício uma rotina, nos mesmos dias e horários. A melhora na qualidade de vida que a prática da ioga vai trazer ajudará a controlar os sintomas da psoríase.