woman running in summerApesar dos vários avanços feitos no tratamento da psoríase ao longo dos últimos anos, até agora não foi encontrada uma cura definitiva para a doença. Isso não significa, porém, que as pessoas diagnosticadas com esse distúrbio não possam levar uma vida perfeitamente normal, desde que tomados alguns cuidados.

A psoríase tem origem no mau funcionamento do sistema imunológico, que acaba levando a problemas como o aparecimento de manchas e coceiras em diversas partes do corpo. O diagnóstico correto da doença, feito assim que surgirem os primeiros sintomas, permite que seja feito um tratamento adequado para minimizar os sintomas. Pomadas e medicamentos por via oral podem ser bastante úteis, e seus efeitos podem ser potencializados por algumas mudanças no estilo de vida do paciente.

Atividades físicas podem ser um importante aliado. Por um lado, a prática de exercícios pode ajudar a evitar ganho de peso, que, segundo alguns relatos, pode intensificar crises. Por outro, ela também pode ajudar no controle do estresse, outro fator que pode tornar mais agudos os sintomas da psoríase.

Antes de iniciar a prática de alguma atividade física, porém, pessoas diagnosticadas com psoríase precisam tomar alguns cuidados. Como qualquer pessoa, é aconselhável a realização de um exame médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios. Prefira usar roupas um pouco mais largas, para evitar que vestimentas mais justas fiquem raspando constantemente na pele, piorando alguma lesão.

Em áreas do corpo mais propensas a irritações, como na virilha ou embaixo dos seios, passe um lubrificante antes de iniciar os exercícios para prevenir as lesões. Evite ambientes secos, já que é importante manter a pele hidratada para evitar o aparecimento ou agravamento de manchas e coceiras. E se o exercício for feito ao ar livre e durante o dia, não esqueça de usar o protetor solar mais adequado para você.