smiling young woman eats saladA psoríase é uma doença que tem sua origem no mau funcionamento do sistema imunológico e que se caracteriza, principalmente, pelo aparecimento de lesões na pele. Pode atingir pessoas de ambos os sexos e de todas as idades. Até hoje não se conhece uma cura para esse distúrbio, o que significa que um esforço deve ser feito por médicos e pacientes para que os seus sintomas sejam controlados e afetem o menos possível o estilo de vida de quem sofre com esse problema.

Uma saída possível é o controle da alimentação. Embora estudos científicos não tenham chegado a uma conclusão sobre os impactos que mudanças na dieta podem ter sobre os sintomas da psoríase, os portadores dessa doença notam que muitas vezes os sintomas podem se agravar dependendo do tipo de comida ingerida.

Uma primeira dica é a manutenção de uma dieta equilibrada e saudável, sem exagero no consumo de açúcares e gordura. Embora essa seja uma dieta que deveria ser seguida por todas as pessoas, ela pode ser especialmente útil para quem sofre com a psoríase, pois o bom funcionamento do corpo de maneira geral é um importante aliado para fazer com que as crises mais graves aconteçam com menos frequência.

Também é recomendável evitar o consumo de álcool. Embora não se saiba com exatidão a ligação entre as bebidas alcoólicas e a psoríase, o fato é que o álcool é uma substância que desidrata o organismo, e a desidratação é um dos principais fatores que agravam a sensação de ardor e de coceira que costumam ser observados nos portadores de psoríase.

O fato é que não existe uma dieta milagrosa que seja capaz de impedir totalmente o aparecimento dos sintomas da psoríase, portanto cuidado com recomendações que você ouça de conhecidos ou pela internet. Na dúvida, consulte um médico sobre o melhor tratamento para você.