Seguir uma dieta equilibrada é muito importante para quem tem psoríase. A alimentação saudável traz o equilíbrio do organismo e reduz a incidência de crises, como o aparecimento de placas avermelhadas e escamas na pele. Veja quais são os alimentos que ajudam quem tem psoríase a manter o corpo saudável e a doença sob controle.

5 alimentos que ajudam quem tem psoríase a viver melhor

1. Peixes: Salmão, atum e sardinha são risco em Ômega 3. É um tipo de gordura boa que ajuda a reduzir inflamações no corpo. As marcas da psoríase são justamente uma inflamação na pele. Os peixes mais ricos em gordura também ajudam a controlar o colesterol e o diabetes, que são riscos para o paciente com psoríase.

2. Chás de ervas: Chá de camomila, erva cidreira, erva doce e hortelã têm um efeito calmante. Para os pacientes com psoríase é fundamental se manter livre de estresse, que também pode detonar as crises. Aproveite um momento tranquilo durante a tarde para bebericar um chá e ainda hidratar o corpo no inverno.

3. Castanha do Pará: todas as nozes e castanhas são ricas em gordura boa, que é recomendado para os pacientes com psoríase. A castanha do Pará é ainda mais especial por ser fonte de selênio, que ajuda o corpo a produzir uma enzima capaz de combater as placas esbranquiçadas típicas da psoríase.

Leia também: 5 Cuidados para quem tem psoríase no rosto

 

4. Vegetais verdes: São riscos em ácido fólico, que também ajudam a combater os sintomas da psoríase. Existem muitas opções como rúcula, brócolis, espinafre e couve. Alface também se encaixa, mas quanto mais escuro for o tom de verde do vegetal, mais rico em vitaminas ele será. Então prefira a alface romana à americana, que por ser mais clara tem mais água, porém menos nutrientes.

5. Sucos frescos: frutas variadas e até algumas verduras fazem ótimos sucos com benefícios diversos ao organismo. Ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o bom funcionamento do intestino e até o bom humor. Prefira frutas bem frescas e evite coar o suco para ingerir também as fibras. Uma sugestão de inverno é fazer um suco verde com espinafre, hortelã, abacaxi e maçã.